Receitas caseiras

Receitas caseiras

As receitinhas capilares viraram moda, e isso não é de hoje. Por serem acessíveis e baratas 💸, acabam sendo uma opção prática e até mesmo segura para nossos fios e couro cabeludo.

Mas precisamos ter uns pontos de atenção. ❗️Em primeiro lugar porque não importa o que contém na receita, ela só irá realmente tratar o cabelo se houver substâncias capazes de penetrar no cortex do fio, e não é qualquer substância que penetra! Não por coincidência os fabricantes de cosméticos submetem muitos ativos, como queratina, a processos químicos como a hidrólise, que tem por objetivo quebrar a molécula, assim ela penetra no cortex do fio.

Portanto, vamos ter atenção com o que usamos. Alguns podem ser inofensivos e só não funcionar, outros podem até causas problemas. Alimentos como margarina, maionese e óleo de cozinha são industrializados, com diversas químicas que comprovadamente fazem mal à saúde ao serem ingeridos, então não há de fazer bem encostando no nosso couro cabeludo e na nossa pele quando lavamos ❌, afinal, a pele é capaz de absorver mais do que imaginamos!

Quanto a óleos naturais, mel, babosa, por exemplo, estes comprovadamente penetram no cortex, tanto que são usados nessa forma pelos fabricantes de #cosmeticos em sua composição, então pode usar tranquila #oleodecoco 🥥 , óleo de rícino, óleo de amêndoas, azeite, babosa, mel 🍯 e por aí vai, desde que 100% vegetais 🌱, ou seja, sem outras substâncias misturadas, e de preferências prensados a frio/orgânicos.

E olha, recomendo super usar cada vez mais coisas naturais/comestíveis no #cabelo e na pele, isso é muito saudável e benéfico, mais que qualquer máscara fabricada, só fiz esse post pra alertar vocês de que não é qualquer coisa que serve. 😉

dicasAmanda Medeiros